Para refletir




Abalos sísmicos em Pedra Preta preocupa a população e chama atenção da imprensa estadual e nacional

Os moradores da cidade de Pedra Preta vem sofrendo uma aflição inexplicável, onde já não sabem mais o que fazer. Na realidade, é bastante preocupante a situação que vem se intensificando dia após dia com os abalos sísmicos que vem ocorrendo no município, que afeta várias cidades próximas. Ao longo de uma semana, os tremores são cada vez mais frequentes. Segundo o Laboratório de Sismologia da UFRN, foram registrados mais de 100 tremores em menos de uma semana. Na última sexta (25), o abalo sísmico chegou a atingir 3.7 de magnitude na Escala Ritcher, e nesta terça (29) o tremor foi de magnitude 3.2 na Escala.

A população continua apreensiva, sempre a espera de novos abalos, a pequena Pedra Preta continua sendo destaque na Imprensa Estadual e até Nacional. Nesta quarta (30), as equipes da Inter TV Cabugi (Filiada da Rede Globo) e da TV Tropical (Filiada da Record) estiveram na cidade novamente fazendo entrevistas com a população sobre os tremores. O jornalista Jorge Talmon (Inter TV Cabugi) acompanhou a Equipe do LabSis até a região de Cabeço Preto foco dos tremores, já a jornalista Heloisa Guimarães (TV Tropical) ficou na sede da cidade visitando escolas, casas prejudicadas pelos tremores, e colhendo informações da população.



Da redação

O blog Foco Sertanejo ainda não tinha postado matérias a cerca dos abalos sísmicos sofridos pelo município de Pedra Preta, mas diante da gravidade do caso, e lendo está importante matéria publicada pelo site Pedra Preta em Ação, que vem fazendo a cobertura nos últimos dias dos fatos ocorridos naquele município, queremos neste momento nos solidarizarmos com os irmãos pedra pretenses.

Acompanhamos à aproximadamente 30 anos atras, algo semelhante ocorrido na querida cidade de João Câmara (RN). Este blogueiro recorda a turbulência causada em uma noite de dezembro, quando um abalo de 5.6 na escala Ritcher, sacudiu a metrópole do Mato Grande. Aquele abalo de 1986 ainda hoje repercute em nossa região. Hoje o município de Pedra Preta vive este mesmo clima de apreensão  que viveu o município de João Câmara, a quase 30 anos atras.

Na noite desta quinta feira [31], foram registrados 09 abalos sísmicos na querida cidade de Pedra Preta.