Algumas ideias que poderão transformar Jardim de Angicos
Vejamos algumas ideias e sugestões de nosso grupo, em um esboço de possíveis projetos que seja viável ao desenvolvimento do município Jardim de Angicos. Não são sonhos, mas ideias palpáveis que podem ser claramente executadas, seja com recursos próprio, seja com outros recursos.
Primeiro, enfatizamos que somos radicalmente contra o nepotismo. Não queremos nem saber se há alguma brecha na lei que permita cargo em comissão para membros familiares do gestor. Isso significa dizer que, se um dia o povo de Jardim de Angicos escolher alguém do grupo para comandar o destino do município, não fará parte de seu governo ninguém que seja irmão, filho, mulher ou parentes proibidos na lei. Essa é a regra.
Segundo, pensamos em transparência total. E uma das principais providências para colocar isso em prática é colocar um painel em praça pública detalhando todo valor que entra mensalmente e em que está sendo gasto. Ali, levar a público o preço e quantidade do que se está comprando, para que, e quando existe em reservas, inclusive o que se pretende fazer com aquele dinheiro em caixa. Além disso, ter um local para quem quiser verificar notais fiscais e os processos em andamento.
Se pensamos em fazer o certo, não tememos que se veja o que fazemos!
Lembre-se: ou pensamos e agimos diferente ou não vale apenas chegar lá para decepcionar o povo mais uma vez, sendo apenas mais um governante inescrupuloso e sem caráter que passou.
Faz vergonha olhar folhas de pagamentos de certos municípios, em que os maiores salários estão exatamente na mão dos membros da família do gestor. E não são valores comuns aos demais comissionados, chegam ao dobro dos que ganham mais alto. Além de ninguém poder acompanhar tais gastanças para não afetar à perfeição do administrador que pretende, a todo custo enriquecer, se perpetuar no poder, seja ele ou alguém que possa controlar e mantenha as mesmas mordomias familiar de sempre.
Sabemos que eliminados ou diminuindo a farra com o dinheiro público (gastos excessivos com aluguel de carros, que chega a meio milhão anual; gastos com materiais de expediente que chega a mais de um milhão ano; alugueis de prédios e casas de particulares; bolsas voto; e outros) podemos fazer muito por Jardim de Angicos e em breve tempo.
Segue alguns exemplos:
1 – Construção do Centro Administrativo de Jardim de Angicos – de preferência em área bem espaçoso – para funcionar a prefeitura e as secretarias.
3 – Construção de Centro de Incentivos e Oportunidades. A Lei de Diretrizes e Bases da Educação obriga que o ensino escolar se transforme em horários integral, passando das atuais 4 para 7 horas dia. Além do Currículo de Base Comum, parte dessas horas deverão ser voltadas para outras atividades locais e regionais, principalmente para integrar o aluno ao trabalho.
Neste sentido, pensamos em construir um local para qualificar (alunos e interessados) e encaminhar os qualificados ao mercado de trabalho, principalmente como empreendedores locais com o apoio financeiro e/ou material do município, mediante autorização legislativa, neste último caso, para que possamos gerar emprego e renda aos munícipes.
3 – Apoiar a reativação de associações comunitárias. Entendemos que o emprego deve surgir da iniciativa privada e apoiada no que for possível pelo poder público. Assim, pretendamos incentivar a criação de um conselho das associações locais para que as auxilie em suas organizações (atualização, prestação de contas, outros) e voltem a ser beneficiadas com programas governamentais, parceria ou integração privadas produtivas.
4 – Melhorar a genética do rebanho do município. Com treinamento, acompanhamento e organização dos produtores em suas associações, o município fazer aquisição de bons reprodutores caprinos e ovinos (ou adquirir sêmen, inclusive de bovinos) para que esses animais possam reversar-se nas propriedades dos criadores para alavancar à melhorada de seus rebanhos.
5 – Construção de Minicampos de Futebol. Nas comunidades próximas ao rio Ceará-Mirim ou onde se possa captar água para manter, em parceria com os clubes locais, construir minicampos gramados e posteriormente concedê-los em parceria aos cuidados dos times
Além dessas ações com recursos próprios, poderemos fazer projetos e buscar recursos federais para, por exemplo:
1 – Colocar água na comunidade Serrinha. Já existe essa possibilidade pelo programa Água para Todos. Mas não é fazer apenas um paliativo. Pensamos em adquirir um terreno no município Jandaíra, escavar poços tubulares e fazer adução até um ponto central na comunidade Serrinha. Lá fazer reservatório e distribuir água encanada para todos. Neste caso, existe até a possibilidade do município criar uma autarquia apenas para cuidar deste serviço.
2 – Pequenas Irrigações. Dependendo do volume d’água captada para Serrinha e de avaliação de viabilidade, poderemos também, através do programa água para todos ou outros meios, adquirir kits de irrigação para distribuir com proprietários locais para fazer pequenas irrigações.
3 – Barragens submersas. Através do mesmo programa (Água para Todos), poderemos conseguir meios para fazer barragens submersas nos principais riachos e, se possível, no rio. Isso dando certo, tentamos adquirir kits de irrigação pelo mesmo programa para distribuir com que queira trabalhar e ganhar a vida honestamente sem precisar babar ninguém pra receber algo em troca.
Quer dizer, existe um mundo de possibilidades que só depende do querer do povo e da nossa disposição de correr atrás. Mas, caso o povo ache que está tudo as mil maravilhas, não podemos fazer nada. Tudo depende de todos.