O calendário pedagógico da Fundação de Atendimento Socioeducativo do Rio Grande do Norte - Fundase/RN conta com o Novembro Azul para sensibilizar os homens sobre os cuidados com a saúde.
A campanha tem o objetivo de chamar a atenção para a prevenção e o diagnóstico precoce das doenças que atingem a população masculina, com ênfase na prevenção do câncer de próstata. As ações incluem de palestras a exames.
O Centro de Atendimento Socioeducativo - Case Mossoró recebeu nesta terça-feira (24) equipe da Universidade Potiguar - UnP Mossoró para debate. Os adolescentes foram divididos em grupos junto com servidores do sexo masculino (gestor, motorista, agentes e auxiliares de serviços diversos) para acompanhar a ação.
No Centro de Atendimento Socioeducativo em Semiliberdade - Casemi Nazaré, em Natal, as ações contaram com a participação da UBS Nazaré. No dia 18 foi realizada palestra sobre a Política Nacional de Atenção à Saúde do Homem em População Privada de Liberdade, seguida de roda de diálogo com o tema “O que é ser homem na atualidade?”.
No dia 19, também teve palestra. Desta vez sobre câncer de próstata e pênis e ISTs. Também foi realizada testagem rápida de HIV, Sífilis, Hepatite e glicemia, bem como aplicação de vacinação de caxumba, tétano, hepatites, sarampo e rubéola, nos socioeducandos e servidores. Os jovens atendidos pelo Casemi ainda receberam corte de cabelo de barbearia voluntária.
Técnicos da Psicologia e da Pedagogia do Centro de Atendimento Socioeducativo Provisório - Casep Metropolitano, em Natal, realizaram uma atividade coletiva com aula e orientações de saúde.