Túnel do Tempo

 ALUÌZIO ALVES: O Maior líder populísta da história politica  do Rio Grande do Norte



O nosso espaço Túnel do Tempo traz a memória a história do maior líder populísta do nosso Rio Grande do Norte.

Aluízio Alves nasceu em 11 de Agosto de 1921 na cidade de ANGICOS RN iniciou sua tragetória política como deputado federal, participando da Assembléia Nacional Constituinte de 1945, depois foi eleito governador em1960 pelo PSD.




Canpanha para o governo em 1960

Aluízio Alves disputou o governo contra Djalma Marinho, derrotando a força politica do então governador Dinarte de Medeiros Mariz.

Naquela epoca juntou grandes multidões a quem ele chamava de sua Gentinha, onde foi apelidado de Cigano Feiticeiro em todo estado.

Em 1964 teve os seus direitos políticos caçados o pelo AI-5 passando 10 anos afastado da politica potiguar.

Em 1978 voltou a vida pública no acordão político para apoiar a eleição do senador Jessé Pinto Freire na antiga ARENA se unindo a família Maia, predominante do poder no Rio Grande Norte.

Campanha para o governo do estado em 1982

Em 82 Aluízio Alves disputou o governo do estado pelo PMDB, sofrendo a sua primeira derrota  para o ex prefeito de Natal José Agripino Maia, filho do seu ex aliado político em 78 o ex governador Tarcísio Maia.

Em 1990 foi eleito deputado ferderal no PMDB, seu último mandato eletivo.

Aluízio Alves ainda foi ministro de estado nas pastas da administraão no governo do presidente José Sarney e na integração nacional no govermo do presidente Itamar Franco.



 

Nas Terças e Quintas Feiras das 16 as 18 horas