A governadora Fátima Bezerra assinou, na manhã desta quinta-feira (13), a ordem de serviço para reformas estrutural e de acessibilidade do Auditório Wilma Maia, no Centro de Convenções de Natal, na Via Costeira. Serão executados serviços na cobertura, com telhamento termoacústico, instalação de carpetes, construção de camarim, além das adequações de acesso. O investimento total da reforma do auditório é de R$R$ 1.458.744,60. O prazo de execução da obra é de 180 dias.
Os serviços de acessibilidade do auditório são necessários para garantir a inclusão de pessoas com limitações de locomoção e também para adequar o espaço às atuais normas vigentes. A última reforma no espaço foi realizada em 2017, mas de forma incompleta. A atual gestão entregará o auditório à população totalmente dentro dos atuais padrões de acesso e com a estrutura renovada.
A governadora Fátima Bezerra vistoriou as instalações internas e externas do auditório, junto com sua equipe, fazendo recomendações técnicas e ressaltando a importância da reforma do auditório para a realização de grandes eventos, tanto na área de turismo e cultura como de negócios.
“Esse é mais um espaço importante para a promoção do turismo, essa que é uma atividade fundamental para a geração de empregos no Rio Grande do Norte”, comentou brevemente a governadora, abrindo espaço para a palavra dos outros integrantes de sua equipe.
O vice-governador ressaltou a entrega de equipamentos culturais por parte do Governo do RN, sobretudo durante a pandemia, quando a classe artística foi privada de desenvolver suas atividades de sobrevivência. “Esta é mais uma ação com as características de seu governo, na área de educação, da infraestrutura e da segurança pública, e que agora vai ter essa marca da cultura, quando os equipamentos culturais estão sendo devolvidos à população.”
Diretor da Empresa Potiguar de Promoção Turística S/A (Emprotur), Bruno Reis enfatizou a competitividade que a reforma do auditório representa no cenário turístico. “É muito bom ter um equipamento desse disponível porque a gente pode continuar competindo com outros estados do Nordeste para trazer eventos pra cá. Lembrando que ele atualizado e acessível também o torna mais competitivo”, avaliou.
Já a diretora-presidente da Agência de Fomento do RN (AGN), Márcia Maia, ex-deputada e filha da ex-governadora Wilma de Faria, que dá nome ao auditório a ser reformado, lembrou da mãe e agradeceu a lembrança. “Aproveitar para agradecer, governadora, a homenagem à minha querida mãe, ex-governadora Wilma de Faria, uma pessoa que contribuiu muito com o estado e que merecidamente dá nome a esse espaço importante para o turismo de eventos e turismo de negócios.”
Sobre importância da reforma e prazos de execução, o secretário de Infraestrutura, Gustavo Coelho disse: “É uma obra importantíssima porque esse espaço se encontrava fechado por problema estruturais, e agora estamos fazendo justamente a solução desses problemas que foram identificados; recuperação estrutural e de cobertura, e também a adaptação de todo esse espaço com acessibilidade, adequando-o às normas vigentes e exigência para que esse espaço possa funcionar adequadamente. Teremos seis meses, que é o prazo máximo de execução para que a empresa possa devolver esse espaço ao Rio Grande do Norte.”
Centro de Convenções
O Centro de Convenções de Natal foi inaugurado em 1980. A primeira grande reforma só aconteceu em 2007. Os projetos de ampliação foram iniciados em 2015. O espaço possui localização estratégica para a realização de eventos de grande porte, nacionais e internacionais, por estar localizado na Via Costeira, que possui uma das melhores redes hoteleiras do país, além de opções de entretenimento como restaurantes, casas de shows, shopping centers, e belas praias – o que ajuda a atrair a atenção de produtores e facilita a logística de realização de congressos, simpósios e encontros dos mais diversos setores.
Além dos já citados, também estiveram presentes ao ato de assinatura: a secretária de Turismo, Ana Costa; a subsecretária de Políticas e Gestão Turística da Setur/RN, Solange Portela; o representante da construtora HB Engenharia, Hélio Nelson; e engenheiros e técnicos.
FOTOS: Elisa Elsie
Assecom-RN.