Bolsonaro chama Elizabeth 2ª de 'rainha para todos nós' e decreta 3 dias de luto

 

BRASÍLIA, DF (FOLHAPRESS) - O presidente Jair Bolsonaro (PL) lamentou, nesta quinta-feira (08), a morte de Elizabeth 2ª, a quem chamou de uma "rainha para todos nós", e decretou três dias de luto.

Nas redes sociais, Bolsonaro classificou a monarca como "uma mulher extraordinária e singular, cujo exemplo de liderança, de humildade e de amor à pátria seguirá inspirando a nós e ao mundo inteiro até o fim dos tempos".

O chefe do Executivo disse ainda que a "eternidade" foi surpreendida com a "gloriosa chegada de Sua Alteza a Rainha do Reino Unido". E encerrou com a expressão: "DEUS SALVE A RAINHA".

Pouco antes, o governo já havia decretado luto oficial de três dias em edição extra do Diário Oficial da União.

A monarca faleceu aos 96 anos, após 70 anos de reinado, o mais duradouro da Inglaterra. A morte foi confirmada pelo Palácio de Buckingham depois da informação de que ela estava sob cuidados médicos e que a família mais próxima havia sido chamada a Balmoral, na Escócia, onde a rainha passava o verão.

Segundo comunicado oficial, ela morreu em paz. A nota se refere a Charles como rei e sua mulher, Camila, como rainha consorte.

Ministros do governo federal se manifestaram nas redes sociais ao longo desta tarde. O primeiro foi Fábio Faria, das Comunicações.


Fonte: Folha de São Paulo