Neoenergia Cosern constrói 49 novos quilômetros de redes elétricas em Martins e Alexandria

 

A Neoenergia Cosern construiu 49 novos quilômetros de redes elétricas em Martins e Alexandria, municípios do Alto Oeste potiguar. As obras beneficiaram 30 mil potiguares e dezenas de empresas, principalmente as ligadas ao setor de turismo na região serrana, nas duas cidades.

No caso de Martins, o novo circuito também vai servir como terceira alternativa de fornecimento de energia ao município que é a grande referência de turismo de inverno no estado”, explica Bianca Tinôco, engenheira eletricista da Neoenergia Cosern no Alto Oeste. “O mesmo benefício aconteceu em Alexandria, que a partir de agora também passa a ser atendida por um segundo circuito, construído a partir do município de Pilões”, complementa.

Entre janeiro e setembro deste ano, a Neoenergia Cosern construiu 723 novos quilômetros de redes de média e baixa tensão em todo o estado. No total, a distribuidora possui uma rede de 59.822 quilômetros. Numa comparação, seria possível dar quase uma volta e meia na circunferência do planeta Terra com essa extensão de fios e cabos que levam energia elétrica a todos os potiguares.

A distribuidora também triplicou o número de equipamentos telecomandados instalados na rede elétrica no território potiguar entre 2016 e 2022. A instalação desse tipo de aparelho saltou de 480, há seis anos, para 1.880 atualmente. Desse total, 773 já operam com uma tecnologia batizada de “Self Healing” (autorrecomposição, em inglês) que permite o restabelecimento automático do fornecimento de energia, assim que são identificados os defeitos, sem necessidade de interferência humana.

A aposta da Neoenergia Cosern em redes inteligentes, aliada a outras estratégias, tem feito com que os potiguares tenham energia elétrica disponível, em média, durante 99,92% de todas as 8.760 horas de um ano. Em março, a Neoenergia Cosern foi reconhecida pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) como a distribuidora com mais de 400 mil clientes com melhor desempenho de fornecimento de energia do Brasil.





Segunda, Quarta e Sexta feira Web Rádio Voz do Sertão