POLITICA: Os políticos derrotados na urna que voltam ao Congresso substituindo ministros de Lula

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) garantirá uma segunda chance a alguns nomes tradicionais da esquerda derrotados nas urnas em 2022. Eles tomaram posse no Legislativo nesta quarta-feira (01/02), substituindo colegas que se tornaram ministros de Estado.

São políticos como o ex-ministro Orlando Silva (PC do B-SP) e os deputados Ivan Valente (PSOL-SP) e Vicentinho (PT-SP) - este último irá agora para o seu sexto mandato consecutivo na Câmara.

Com experiência no Congresso e proximidade ideológica do Palácio do Planalto, é provável que ocupem funções de destaque nos próximos quatro anos, ao contrário de alguns outros suplentes de ministros de Lula.

Natural de Salvador (BA) e ex-presidente da União Nacional dos Estudantes (UNE), Orlando Silva foi ministro dos Esportes de 2006 a 2011, sob Lula e Dilma Rousseff (PT). Fez carreira política em São Paulo, Estado pelo qual se elegeu deputado federal em 2014 e em 2018. Em 2022, obteve pouco mais de 108 mil votos, mas não foi eleito: ficou como o 1º suplente da federação partidária formada pelo PT, pelo PC do B e pelo PV em São Paulo. Agora, estará de volta ocupando a vaga deixada por Luiz Marinho (PT-SP), atual ministro do Trabalho e Emprego.


FONTE: BBC News




Segunda, Quarta e Sexta feira Web Rádio Voz do Sertão