A ministra Esther Dweck (Gestão e Inovação) disse na 6ª feira (5.mai.2023) que o governo federal tem demanda para preencher 8.000 vagas no serviço público em 2023.
Dweck espera iniciar os processos para abertura de concursos nos próximos dias. Ela citou as áreas de infraestrutura, tecnologia da informação e políticas sociais. “Depois disso vamos fazer blocos [para contratação] por ministérios, provavelmente começando com Educação, Planejamento e uma sequência em maio e talvez em junho”, disse em evento no Rio de Janeiro.
A ministra lembrou que o governo já liberou que 814 vagas sejam preenchidas no Ministério da Ciência e Tecnologia. Ainda abriu concurso com 600 vagas na Funai (Fundação Nacional dos Povos Indígenas) e no Ministério do Meio Ambiente.
“Aí já são 1.400, e devem sair mais 1.000 e pouco para os próximos dias”, disse Dweck.
Em 28 de abril, Dweck afirmou que o governo pretende anunciar até o final de maio todos os concursos públicos programados para 2023. O Orçamento do ano estabelece cerca de R$ 2 bilhões para a realização de editais.
Na época, a tendência é de que vagas para ensino superior sejam priorizadas nos próximos editais. Segundo a ministra, o governo está focado em 3 carreiras transversais: