Os deputados da Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia, Desenvolvimento Socioeconômico, Meio Ambiente e Turismo (CECTDSMAT) da Assembleia Legislativa do RN aprovaram a proposição do deputado Ubaldo Fernandes (PSDB) que denomina de “Deputado Raimundo Fernandes” a ala dos gabinetes dos deputados estaduais na sede desta Casa Legislativa. O aceite, à unanimidade, foi durante a 6ª reunião ordinária desta quinta-feira (22).
Raimundo Fernandes começou sua carreira política como prefeito de São Miguel, na região Oeste, entre o fim e começo das décadas de 70 e 80. Em 1982, elegeu-se a primeira vez para a ALRN, a qual presidiu entre os anos de 1993 e 1995. Nas eleições de 2002 voltou a ser eleito deputado estadual, tendo exercido mandato até o ano passado, quando obteve 33.085 votos, sendo o 19º mais votado, mas não se elegeu. Ele faleceu no dia 30 de março depois de ter sofrido um acidente doméstico.
Na sequência, a comissão aprovou o projeto de lei que institui o "Dia da Paz e Gentileza nas Escolas" no RN, proposto pelo deputado Ezequiel Ferreira (PSDB). “Infelizmente, o temor com essas ações violentas nas escolas chegou ao nosso estado. E isso só ressalta a pertinência do projeto em questão, de fazer do dia 20 de abril o momento de incentivar ações que busquem a paz social e ações que valorizem a vida”, destacou o relator, Neilton Diógenes (PL).
Durante a discussão, a deputada Eudiane Macedo (PV) falou da importância do projeto e destacou a responsabilidade das famílias nesse tema. “Estamos vivenciando cada dia mais violência dentro das nossas escolas. A responsabilidade é das escolas, mas também é nossa. É um tema que tem que ser falado amplamente”, disse. O deputado Luiz Eduardo (SDD) somou-se à fala de Eudiane enfatizando “a importância do diálogo entre a família”. Finalizado a discussão, a presidente da Comissão de Educação apontou a atual campanha educativa produzida pela Assembleia do RN - Paz nas Escolas. “Temos certeza de que essa lei, aprovada aqui na nossa comissão, vai ajudar nesse debate”, disse Divaneide Basílio (PT).