Cobranças pela melhoria da saúde. Foi isso o que pautou o pronunciamento da vice-presidente da Comissão de Saúde, da Assembleia Legislativa, deputada Cristiane Dantas (Solidariedade), durante a sessão plenária desta quinta-feira (3). Em sua fala, a parlamentar levantou uma série de questionamentos à Secretaria de Saúde do Rio Grande do Norte. Segundo ela, a reunião da comissão que estava prevista para hoje e que contaria com a presença da secretária estadual de saúde, Lyane Ramalho, foi adiada para o próximo dia 10.
“Seguimos aguardando a participação da secretária para que ela traga informações a respeito dos recursos destinados pelo Governo Federal para as cirurgias eletivas, incluindo as vasculares; para as emendas parlamentares que foram pactuadas ano passado e não foram pagas; sobre o atraso no pagamento aos médicos e terceirizados; sobre a falta de repasse de recursos às farmácias básicas dos municípios. Tem um tempo que a gente vem cobrando isso, além da reposição salarial dos servidores da saúde que se encontravam em greve e por medida judicial voltaram a trabalhar”, disse Cristiane.
Outro apontamento feito pela parlamentar diz respeito “à superlotação dos corredores do Hospital Walfredo Gurgel”. De acordo com Cristiane, a Justiça determinou que o problema seja sanado em até 72h. “Além disso, as macas retidas na unidade pela não disponibilidade de leitos prejudicam o atendimento das ambulâncias à população”, acrescentou.
Na ocasião, Cristiane questionou ainda a existência de recursos na conta da Secretaria de Saúde que não estão sendo utilizados para pagar os médicos cooperados. "São questionamentos que somente a secretária pode esclarecer. Que ela possa trazer soluções para que não haja a paralisação dos médicos e dos terceirizados, trazendo prejuízos à população que precisa de um atendimento digno”, concluiu a deputada.