O gol de Adeílson, marcado no último lance do primeiro tempo, fez o ABC voltar a vencer no Frasqueirão, numa partida que passou a ser vista como fundamental para as pretensões do clube na Série C do Brasileiro. Se não esteve numa noite brilhante, a equipe pelo menos apresentou muita determinação para segurar a vantagem e voltar a encostar naquele grupo vizinho à vaga do G-8. Os atletas reconheceram que, neste jogo, o mais importante era a conquista dos três pontos.
A equipe potiguar voltará a campo no próximo domingo, quando vai até João Pessoa enfrentar o Botafogo-PB, no estádio Almeidão, com início previsto para às 19h.
Necessitando vencer para voltar a abrir uma certa distância da zona de rebaixamento, o ABC, em busca de abrir vantagem, começou a partida colocando velocidade nas subidas, utilizando bastante as duas extremas do campo. A equipe mineira usava do mesmo artifício também: o caminho mais curto até o gol para as duas equipes passava a ser os cruzamentos na área.
O time natalense estava montado para municiar Jenison, que era o homem de referência abecedista, mas, além de o atacante dar mostras de que não estava numa noite inspirada, a boa marcação da zaga do Tombense frustrava as tentativas alvinegras, muitas vezes se aproveitando da imperfeição na execução do passe final.
Havia muita luta pela posse de bola de lado a lado, e a batalha se travava mais entre as duas intermediárias, tanto que, até os minutos finais da etapa, os dois goleiros ainda não haviam sido exigidos. ABC e Tombense não conseguiam criar situações para finalizar a gol.
A emoção mesmo ficou para aquele que seria o último lance da etapa inicial. Adeílson se aproveitou de uma cochilada da zaga alvirrubra, após a cobrança de uma falta, e subiu para desviar a bola e mandar para o fundo da rede, extraindo um grito de gol que estava preso na garganta do torcedor, aos 46 minutos.
A etapa complementar iniciou com um ritmo forte das equipes, que não conseguiram corrigir a quantidade de erros cometidos, principalmente nas armações ofensivas. Quando não havia precipitação num passe, ocorria numa finalização malsucedida.
Disposto a tirar o prejuízo, o Tombense subiu as suas linhas e se aproveitou da fragilidade ofensiva dos donos da casa para ensaiar um sufoco em busca da igualdade no placar. Mas os visitantes também não conseguiam mostrar eficiência, e, para garantir o resultado, os alvinegros passaram a espanar a bola para todos os lados.
Preso ao resultado, que era muito importante para o clube, o ABC recuou ainda mais sua equipe em busca de um lance para definir a peleja. A equipe mineira se lançou de vez à frente e obrigou Pedro Paulo a fazer milagre para evitar o empate aos 37 minutos. E assim seguiu a partida até o apito final, com o adversário em cima e os abecedistas livrando o perigo de qualquer forma. Os torcedores contavam os segundos para ver o time garantir o 1 a 0.
Fonte: Tribuna do Norte/Esporte