A Comissão de Defesa do Consumidor, dos Direitos Humanos e Cidadania da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte (ALRN) realizará uma audiência pública sobre o "Julho das Pretas" nesta segunda-feira (15). O debate ocorrerá às 9h no Plenário Cortez Pereira da ALRN e contará com a participação de entidades, coletivos, autoridades e a população em geral.
O objetivo da audiência pública é promover um espaço de diálogo e reflexão sobre as questões enfrentadas pelas mulheres negras no RN. A presidente da Comissão de Direitos Humanos, deputada Divaneide Basílio (PT), destacou a urgência em combater o racismo, o sexismo, a LBTfobia, o capacitismo, o etarismo e outras formas de opressão que perpetuam desigualdades sociais e violências estruturais contra as mulheres negras.
Além disso, a atividade também abordará o fato de que as mulheres negras são alvos de discriminação e violências múltiplas, refletindo a herança histórica de marginalização e exclusão social. A audiência envolverá diversos setores da sociedade civil, poder público, acadêmico e cultural.
Julho das Pretas
O Julho das Pretas foi criado em 2013 para celebrar o 25 de Julho, Dia Internacional da Mulher Negra Afro Latina Americana e Caribenha. Durante todo o mês, são realizadas atividades, debates e eventos que colocam em evidência a pauta e a agenda política das mulheres negras, abordando temas como a superação das desigualdades de gênero e raça.