Adolescentes em semiliberdade conhecem prédios históricos de Natal

 


O Centro de Atendimento Socioeducativo em Semiliberdade - Casemi Nazaré executa um projeto de valorização do patrimônio histórico de Natal, denominado “Trilhando Memória, Cultura e História”. A iniciativa leva adolescentes responsabilizados por atos infracionais a museus, igrejas e outros monumentos, buscando fomentar o senso de pertencimento, identidade cultural e responsabilidade social.

 

Na primeira semana de agosto, os socioeducandos do Casemi visitaram o Museu Câmara Cascudo, em parceria com o projeto de extensão da Universidade Federal do Rio Grande Norte (UFRN) “Minha Comunidade vai ao Museu”. Também foram convidados jovens da unidade de internação Case Pitimbu, promovendo a socialização entre os adolescentes por meio de um trabalho intersetorial e colaborativo.

 

No dia 12, as duas unidades se uniram novamente e os socioeducandos assistiram ao musical “Clenyldes e Clenôrys – ou A Irresoluta História de Paraíso, a maior pequena cidade do mundo”, da Casa de Zoé, no Teatro Alberto Maranhão. A obra se inspira no universo do realismo fantástico latino-americano e cordel nordestino.

 

O projeto do Casemi Nazaré inclui ainda visitas aos seguintes locais: Complexo Cultural RampaMemorial da Cidade de Natal Igreja de Santo Antônio (Igreja do Galo)Catedral Metropolitana de NatalFortaleza dos Reis Magos e Centro Histórico de Natal.

 

A visitação a monumentos e prédios históricos de Natal é fundamental para garantir o direito à cidade dos adolescentes, pois promove o acesso equitativo aos espaços urbanos e culturais, permitindo que eles se trabalhem o sentimento de parte integrante e valorizada da sociedade.”, justifica o projeto.

 

A gerente do Casemi, Flávia Santos, explica que a cultura faz parte de um dos eixos de garantia de direitos que está no Projeto Político Pedagógico (PPP) e que desde o ano passado a unidade viabiliza ações pontuais. No planejamento das ações para 2024, a equipe de servidores decidiu organizar essas ações em projetos.

 

As ações de cultura e lazer foram agregadas num único projeto que tem por objetivo geral proporcionar ao socioeducando uma experiência educativa e cultural, visando a garantia de direito à cidade. São atividades essenciais para a formação cultural e cidadã dos adolescentes”, detalhou a gerente.



Assessoria de Comunicação - Fundase/RN