O deputado estadual Francisco do PT usou a tribuna da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, nesta quarta-feira (28) para reafirmar aos outros parlamentares a importância da verdade, a necessidade do respeito à diferença de ideias, a pluralidade do Parlamento e ao debate de ideias. Segundo o parlamentar, na Casa Legislativa não existe o lado do mal e do bem.
“Esse tensionamento gratuito e desnecessário leva à violência. Na política quem tem que brigar são as ideias e não as pessoas. Tem nível de debate nessa Casa que não traz nenhum ponto positivo”, lamentou.
A deputada Divaneide Basílio (PT) aparteou o colega reiterando suas palavras alertou para a violência política de gênero, principalmente nesse período eleitoral. “Esse discurso de ódio e pessoal não leva a nada”, ressaltou a parlamentar.
Retomando sua fala, Francisco destacou sua contribuição “Transformando destinos”, Programa do Ministério Público do Rio Grande do Norte, em parceria com a Associação do Ministério Público do Estado do Rio Grande do Norte (Ampern) e apoio da Cosern. A iniciativa surgiu diante do crescente consumo de drogas lícitas e ilícitas em todo o Rio Grande do Norte, bem como pela ausência de políticas públicas e falta de articulação entre os atores que lidam com essa temática, O projeto integra o programa “Aprendendo a ser Cidadão com o Ministério Público”, realizado pela PGJ e Ampern.
“Destinei R$ 100 mil, através de emendas parlamentares que foram utilizados para comprar 36 notebooks para instituições que trabalham a questão da prevenção ao uso de drogas. Se essa ação salvar pelo menos uma vida já terá valido a pena”, disse Francisco.
Já o deputado Coronel Azevedo (PL) disse não concordar com Francisco do PT por entender que é preciso sair do discurso e agir.
Na sequência o deputado Dr. Bernardo (PSDB) voltou a reforçar seu posicionamento discordando do colega Coronel Azevedo. “Basta voltar um pouco no passado e ver que hoje temos um governo com problemas, mas que se esforça para cumprir os compromissos, como manter os salários dos servidores em dia”, citando o comprometimento das pessoas que compõem o governo e que tem dado credibilidade e legalidade as ações do governo.
Dr. Bernardo falou ainda sobre uma reunião que teve com a superintendência do Banco do Brasil para tratar do fechamento da agência do banco em Caraúbas. De acordo com o deputado, a informação é que o fechamento é temporário, apenas para uma reforma em sua estrutura. Dr. Bernardo foi informado que uma unidade móvel do banco chegará à cidade para atender a população.
Dando continuidade à sua fala, Dr. Bernardo celebrou a instalação do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) em Patu. “Uma luta das lideranças da região, do meu mandato e que chega para salvar vidas. A minha luta continua na defesa da universalização dessas instituições para todas as cidades da região”, comemorou.
Por fim, o deputado Luiz Eduardo lamentou o descaso do Governo do Estado com a saúde, a segurança, o turismo e tantos outros setores. “O Rio Grande do Norte sobre a incompetência da governadora Fátima Bezerra do PT. A verdade precisa chegar em primeiro lugar. É necessário que ela faça uma reavaliação do seu governo e que possa contribuir com o povo mais carente”, finalizou