No primeiro pronunciamento na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte após a posse, o deputado estadual Vivaldo Costa (PV) expressou sua alegria em retornar ao parlamento estadual. "Minha alegria de voltar a essa casa que é a casa do povo e a gente se sente realmente em casa para poder desenvolver um trabalho em favor do nosso povo, o povo do Seridó, povo do RN," declarou o parlamentar, que retorna para cumprir seu 10º mandato, sendo o mais longevo da Casa.
Durante seu discurso, Vivaldo Costa compartilhou detalhes de suas origens e trajetória de vida. "Sou beradeiro de pé de serra, de família numerosa. Ainda hoje tenho 14 irmãos e o caçula com 74 anos de idade. Os demais já passaram dos 80 anos de idade e eu estou com 85 anos," contou.
O deputado aproveitou a oportunidade para agradecer a recepção calorosa da Assembleia Legislativa do RN. "Quero agradecer a esta Casa. Teremos alguns anos para lutarmos juntos pelo povo do RN," afirmou.
Vivaldo Costa, também conhecido como "Papa," retorna à Casa do Povo após a saída do deputado George Soares (PV), que foi eleito conselheiro do Tribunal de Contas do RN (TCE). Com sua experiência e dedicação, Vivaldo Costa promete continuar trabalhando incansavelmente pelos interesses da população do estado.
Após Vivaldo Costa, os deputados José Dias (PSDB) e Nelter Queiroz (PSDB) são os que têm o maior número de mandatos na Assembleia Legislativa do RN.
Manual de Boas Práticas incentiva o respeito às diferenças e diversidade no trabalho
No segundo evento de lançamento do Manual de Boas Práticas Comportamentais, na manhã desta quarta-feira (7), a procuradora especial da Mulher (ProMulher), deputada Cristiane Dantas (SDD), destacou a necessidade dos servidores e do próprio Legislativo potiguar, por ser a Casa do Povo, dar exemplos diários de respeito nas relações interpessoais.
"Há um ano levamos ao presidente Ezequiel Ferreira a necessidade de termos aqui este manual propagando a cultura do respeito e ele acolheu a ideia, porque compreendeu que este manual contribui para o letramento e aproveito para agradecer a todos os que colaboraram para sua elaboração", disse a parlamentar.
O lançamento, no auditório Cortez Pereira, contou ainda com as presenças da deputada Divaneide Basílio (PT), integrante da ProMulher; da procuradora adjunta da ALRN, Anne Caroline Alves; do coordenador de Gestão de Pessoas, Thyago Cortez; do diretor de Políticas Complementares da ALRN, Ricardo Fonseca e da coordenadora do ProMulher, Samya Bastos.
A deputada Divaneide Basílio ressaltou: "Temos este manual como uma bússola e com ele vamos estimular que outras instituições também tenham essa mesma preocupação, para que o respeito às diferenças e diversidade seja algo contínuo no nosso dia a dia", afirmou.
A doutora em Direito e responsável técnica e científica pela metodologia do manual, Mariana de Siqueira, fez uma explanação para os servidores sobre os avanços na legislação brasileira que coíbem e penalizam práticas desrespeitosas nas relações entre colegas de trabalho ou entre diferentes graus hierárquico
A consultora citou o recente decreto 12.122/24, publicado no mês passado, que institui o Programa Federal de Prevenção e Enfrentamento do Assédio e da Discriminação no âmbito da administração pública federal direta, autárquica e fundacional. Mariana afirmou que o tema gera desconforto, propondo uma mudança de perspectiva e uma postura assertiva e insistente para enfrentar as formas de violência no ambiente laboral.
"Vivemos um novo tempo, de avanço civilizatório, em que cada um tem que assumir a sua parte, identificando, prevenindo e gerando responsabilização. Temos leis impondo a incorporação dessa postura ativa no enfrentamento às violências no ambiente de trabalho para justamente revisarmos nossas posturas", disse Mariana.
|
|