Na próxima sexta-feira (23), o Rio Grande do Norte será palco de um seminário voltado ao fortalecimento do debate sobre Direitos Humanos, Memória e Verdade no Brasil. Organizado pela Coordenadoria de Promoção e Defesa dos Direitos Humanos da Secretaria de Estado das Mulheres, da Juventude, da Igualdade Racial e dos Direitos Humanos (Semjidh), em parceria com o Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC), o Comitê Estadual de Memória, Verdade e Justiça do RN e a TV Pós-DHnet, o evento acontecerá na Pinacoteca do Estado do Rio Grande do Norte, a partir das 14h.
O seminário ocorre em um momento significativo, no mês em que se relembra a assinatura da Lei de Anistia, e no ano em que o golpe militar de 1964 completa 60 anos. A atividade visa proporcionar uma reflexão sobre os desafios democráticos atuais, a preservação da memória daqueles que resistiram à ditadura e a busca por justiça para as vítimas do regime militar.
Um dos destaques do evento será a participação de Nilmário Miranda, assessor especial de Defesa da Democracia, Memória e Verdade do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC), que possui uma longa trajetória na defesa dos Direitos Humanos. Durante o seminário, Nilmário Miranda lançará seu livro "Por trás das chamas", que narra histórias de pessoas perseguidas pelo regime militar. A obra faz referência aos fornos da Usina Cambahyba, em Campos dos Goytacazes (RJ), onde corpos de vítimas da ditadura foram incinerados.
A programação do seminário inclui uma mesa de abertura com o tema "Anistia e a Luta por Justiça: 60 anos após o golpe militar de 1964", que contará com a participação de Nilmário Miranda, representantes da Semjidh, movimentos sociais e membros da Comissão Estadual de Memória, Verdade e Justiça. Em seguida, haverá a apresentação do livro "Por trás das chamas" e uma sessão de autógrafos com o autor. O evento também promoverá um debate sobre a importância da Comissão Especial sobre Mortos e Desaparecidos Políticos no cenário atual, com a participação de especialistas e ativistas em Direitos Humanos.
Serviço
Seminário: Direitos Humanos, Memória e Verdade no RN
Data: 23 de agosto
Local: Pinacoteca do Estado
Horário: 14h às 17hs