Seminário de Educação em Direitos Humanos discute inclusão e equidade

 

Na abertura do III Seminário Estadual de Educação em Direitos Humanos, com o tema “Por uma Educação Inclusiva sob a Perspectiva da Equidade”, na manhã desta quarta-feira (09), a governadora Fátima Bezerra enfatizou a "importância do evento no contexto da luta por direitos que ultimamente vem sendo negados pelo avanço da discriminação. Queremos a escola humanizada e acolhedora. O ambiente escolar é o espaço mais apropriado para promover a cultura de paz, de combate à violência e promoção da educação integral com a conscientização sobre direitos e deveres".

 

O Seminário, que acontece na sede da Secretaria de Estado da Educação em Natal, é destinado a autoridades, educadores, estudantes e representantes de diversas instituições comprometidas com os direitos humanos e a educação inclusiva que reconheça e valorize as diversidades. O evento também visa promover formação específica para multiplicadores em Educação em Direitos Humanos (NUREPDHs), psicólogos(as) e coordenadores pedagógicos das 16 Diretorias Regionais de Ensino e Cultura (DIRECs).

 

Fátima Bezerra destacou ainda a necessidade de reverter as perdas provocadas pelos dois anos de pandemia da Covid 19, como a forte evasão escolar, que impossibilitaram melhorias significativas no Ideb. A Governadora pontuou os investimentos feitos na educação no RN citando a disponibilidade de internet de qualidade na rede pública, a ampliação de 59 para 181 escolas de tempo integral e os 10 novos institutos de formação profissional, tecnológica e inovação que estão sendo implantados no RN.

"Reprovação e evasão fazem cair o Ideb. Hoje temos diálogo e acesso ao Governo Federal que apoia as iniciativas nos estados. Devemos implementar a busca ativa, executar com eficiência os programas como o Pé de Meia para construirmos uma escola pública de qualidade, humanizada e acolhedora", concluiu.

 

“Este seminário representa uma oportunidade essencial para discutirmos o conceito de equidade no contexto educacional. Estamos dedicados a criar estratégias que reconheçam as diferenças e promovam um acesso equitativo à educação para todos os estudantes. A capacitação de psicólogos, coordenadores pedagógicos e multiplicadores em Educação em Direitos Humanos é fundamental para enfrentarmos os desafios da inclusão em nossas escolas”, explanou a secretária de Estado da Educação, Socorro Batista.

 

Também participaram da abertura do evento os secretários estaduais Socorro Batista (Seec), Helton Edy (Seap), secretária adjunta da Seec, Cleonice Kozerski, o coordenador geral de políticas educacionais em direitos humanos do Ministério da Educação, Erasto Mendonça, o juiz da 15ª Vara Criminal do TJRN, Jarbas Bezerra, o promotor de educação do MPRN, Oscar Hugo, o coordenador do núcleo estadual  de educação para a paz  e diretos humanos, João Maria Mendonça, coordenadora  de órgãos regionais  de educação (Core), Magnólia Morais, coordenadora de desenvolvimento escolar (Codese), Glauciane Pinheiro e a coordenadora  de promoção dos direitos humanos da Semjidh, Rosa Melo.


Foto: Raiane Miranda 

 Assecom/RN