20 Homenageados São Reconhecidos Pela Promoção da Igualdade Racial No RN Nesta Sexta-Feira (29)

 


Em alusão ao Dia da Consciência Negra, o Governo do Estado do Rio Grande do Norte, por meio da Coordenadoria de Políticas de Promoção  da Igualdade Racial (Coeppir) da Secretaria de Estado das Mulheres, da Juventude, da Igualdade Racial e dos Direitos Humanos (SEMJIDH), realiza, nesta sexta-feira (29), o encerramento da Semana Estadual da Igualdade Racial e a quarta edição da entrega da Comenda Jatobá, no Auditório do Gabinete Civil da Governadoria, às 11h. O evento homenageará 20 personalidades e iniciativas que se destacaram na luta contra o racismo e na promoção da igualdade racial no Rio Grande do Norte, além de empossar os novos membros do Conselho Estadual de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Conseppir).

A Comenda Jatobá, que leva o nome da comunidade quilombola de Jatobá, em Patu, reconhecida oficialmente com o título definitivo de seu território, é um símbolo de valorização das ações que fortalecem as políticas públicas para a população negra e as comunidades tradicionais. Segundo Giselma Omilé, coordenadora da Coordenadoria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Coeppir), o evento reflete o compromisso do Governo do Estado com a construção de uma sociedade mais justa e igualitária. “A entrega da comenda é um gesto de apreço e reconhecimento às pessoas e entidades que dedicam seus esforços à promoção da igualdade racial, um tema essencial para a nossa sociedade”, destacou Omilé. 

Além da entrega das comendas, o evento marcará a posse dos novos membros do Conselho Estadual de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Conseppir) para o biênio 2024-2026. O conselho é responsável por coordenar ações e políticas voltadas às comunidades tradicionais, como quilombolas, indígenas, povos ciganos e comunidades de matriz africana. Ele é composto por representantes de diversas secretarias estaduais e da sociedade civil, fortalecendo o diálogo entre governo e entidades que atuam pela promoção da igualdade racial.

Também no evento, haverá o lançamento do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) destinado a comunidades quilombolas do estado – denominado “PAA Quilombola”, iniciativa do Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do Rio Grande do Norte (Emater-RN).