A governadora Fátima Bezerra participou nesta terça-feira (10) do Fórum Nacional de Governadores, em Brasília, e garantiu R$ 3,5 milhões junto ao Ministério da Saúde para o Programa Mais Acesso a Especialistas (PMAE). O valor é apenas a primeira etapa do programa no Rio Grande do Norte, sendo destinado a especialidades prioritárias, como cardiologia, oncologia e oftalmologia, na região Seridó.
Durante a 16ª edição do Fórum Nacional de Governadores, no Centro de Eventos e Convenções de Brasília, os governadores de todos os estados do país e do Distrito Federal debateram o pacote de corte de gastos anunciado pelo Governo Federal nas últimas semanas. Além disso, as autoridades discorreram sobre outros temas, como a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) da Segurança Pública e a Reforma Tributária.
Com relação ao Programa Mais Acesso a Especialistas, a governadora explicou que o Ministério da Saúde fará o repasse imediato de 30% dos recursos aprovados para os entes executores, que incluem Currais Novos, Caicó e a Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), através do Hospital Estadual Telecila Freitas Fontes. Esses locais oferecerão cuidados integrados na atenção ambulatorial especializada para a população do Seridó.
Serão disponibilizadas cerca de 18 mil ofertas de cuidado integrados (OCI), abrangendo consultas, exames e procedimentos, com prazos de diagnóstico entre 30 e 60 dias, conforme estipulado pelo PMAE. O objetivo é reduzir as filas de espera e qualificar ainda mais a atenção primária à saúde no Seridó.
“O Rio Grande do Norte terá recursos agora por parte do Governo Federal para que possamos responder a uma lacuna no SUS, que é a fragilidade no atendimento especializado e ambulatorial. Com esses recursos, vamos avançar no sentido de diminuir filas e longas esperas por consultas e exames especializados, trazendo resolutividade e efetividade”, declarou a governadora.