A Escola de Socioeducação do Rio Grande do Norte vai expandir o Curso de Aperfeiçoamento para Mossoró e Caicó, contemplando profissionais que atuam no atendimento a adolescentes responsabilizados por atos infracionais no interior do estado. Serão 200 vagas, sendo 100 para cada pólo, ofertadas para os meios aberto e fechado.
A formação com status de pós-graduação, já oferecida em Natal, tem parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), por meio do Observatório da População Infantojuvenil em Contextos de Violência (Obijuv) vinculado ao Departamento de Psicologia; com a Secretaria de Estado do Trabalho, da Habitação e da Assistência Social (Sethas) e com a Fundação de Atendimento Socioeducativo do Rio Grande do Norte (Fundase/RN). A iniciativa é viabilizada com recursos federais, da Secretaria Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente e de emenda parlamentar da deputada federal Natália Bonavides.
O grupo de trabalho formado para planejamento do curso se reuniu na quinta-feira (23) e definirá ainda o período de inscrições. As aulas devem começar em março e serão divididas em nove módulos, somando 120 horas de aulas presenciais e 60h de projetos de intervenção.
O objetivo principal do curso é qualificar a política de atendimento socioeducativo. A formação pretende trabalhar temáticas que dizem respeito à atuação cotidiana junto aos adolescentes, tais como o Plano Individual de Atendimento, metodologias participativas, dentre outros; oferecer fundamentos teórico-metodológicos para as atividades desenvolvidas nas unidades, com base na educação popular e práticas restaurativas; proporcionar melhor padronização dos procedimentos das diferentes unidades e serviços, bem como maior instrumentalização para as práticas socioeducativas; fortalecer o processo de articulação interinstitucional junto a atores do Sistema de Garantia de Direitos e de demais políticas sociais.