Siga A Nossa Página No Instagram

 

   https://www.instagram.com/blog_focosertanejo?igsh=a2htbDdteHNqbTRk



Inauguração da Barragem Oiticica Encerra 70 Anos de Espera



O chão seco do Seridó guarda a memória de um tempo em que a água era uma incógnita e a seca, uma certeza. Nessa quarta-feira (19), essa realidade começou a mudar. Diante de milhares de pessoas reunidas na comunidade de Nova Barra de Santana, em Jucurutu, a governadora Fátima Bezerra e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva inauguraram a Barragem Oiticica, realizando um sonho coletivo esperado por gerações.

A cerimônia ocorreu não por acaso no Dia de São José, padroeiro das chuvas, data repleta de simbolismo para o povo sertanejo, que sempre depositou sua fé e esperança na chegada da água. Desta vez, a promessa foi cumprida, não na forma de chuva, mas com a concretização de uma luta histórica por segurança hídrica.

“Somente quem já precisou beber água de barreiro, dividindo-a com caramujos, entende a importância vital da água para o Nordeste brasileiro”, ressaltou o presidente Lula. Ele também destacou que, enquanto a seca é um fenômeno natural, “a morte de pessoas e animais e o êxodo para outras regiões eram resultados da negligência de quem governava o país”.

A Barragem Oiticica, cuja construção foi iniciada em 2013, representa a maior obra do Complexo Hidrossocial Oiticica. Além do reservatório, que é o segundo maior do Rio Grande do Norte e possui capacidade de 742,6 milhões de metros cúbicos, o complexo inclui a comunidade Nova Barra de Santana, completamente saneada, três agrovilas, estradas de acesso e rede de energia elétrica.

“Estamos vivendo um momento muito especial para a vida do sertanejo, do povo do Seridó, do nosso Rio Grande do Norte. Ver esta barragem ser entregue hoje, a grandiosidade dela, é algo que nos deixa muito emocionados porque passa um filme em minha cabeça. Eu, menina em Nova Palmeira (PB). Conheci a seca de perto. Lembro de minha mãe nos acordando de madrugada, no período de seca brava, para ir buscar água numa cacimbinha para matar a sede”, afirmou a governadora Fátima Bezerra.


Fonte: Agora RN