SETHAS publica orientações aos municípios no planejamento e redirecionamento da proteção social na pandemia

 

A equipe da Vigilância Socioassistencial da Secretaria de Estado do Trabalho, da Habitação e da Assistência Social (SETHAS) elaborou e disponibiliza para consultas e download o informativo digital “Vigilância Socioassistencial - Infovigilância Covid-19 RN”, um guia com informações sistematizadas e territorializadas sobre a pandemia no Rio Grande do Norte para nortear as equipes de vigilância socioassistencial dos municípios no planejamento e redirecionamento das ofertas de proteção social nos territórios da Cidadania.

Dentre as estratégias de enfrentamento à pandemia do novo coronavírus, o Governo do Estado atua na transparência referente à Covid-19. Isso se dá com a publicação de dados de diversas naturezas, da aplicação dos recursos na saúde pública à divulgação de informações básicas de orientação das medidas sanitárias individuais e coletivas para frear a disseminação da doença em território potiguar.
Esta publicação da SETHAS será contínua e neste documento, disponível no site da Secretaria (www.rn.gov.br, menu Documentos, aba Publicações) e no link da BIO do perfil @sethasrn no Instagram, estão recortes de dados de janeiro a maio de 2021 com números oficiais da SESAP de casos e óbitos confirmados da Covid-19 em todos os 167 municípios do RN divididos por territórios da Cidadania.

Segundo a titular da SETHAS, Iris Oliveira, a publicação é uma análise da situação da pandemia a partir dos 10 territórios da Cidadania no Rio Grande do Norte. “O objetivo da publicação é  nortear as equipes de vigilância socioassistencial dos municípios no planejamento e redirecionamento das ofertas de proteção social considerando os maiores índices de transmissibilidade da COVID-19”.

A coordenadora da Gestão Estadual do SUAS (COGESUAS) da SETHAS, Muriele Medeiros, complementa que o documento faz uma análise comparativa da Covid-19 no Estado a partir dos dados estaduais relativos à situação dos municípios em cada território. 

Os dados foram analisados e sistematizados considerando o período de janeiro a maio de 2021 e aponta direcionamentos importantes que, ao serem considerados e analisados pela gestão municipal, devem nortear a execução da Política de Assistência Social em âmbito municipal, explica a subcoordenadora da Vigilância Socioassistencial da SETHAS, Edvânia Lima.

Transparência


De acordo com a Open Knowledge Brasil (OKBR), que avalia a qualidade dos dados e informações relativos à pandemia publicados em portais oficiais pela União, pelos Estados brasileiros e pelas capitais, o Rio Grande do Norte é o segundo estado do Nordeste e 8º no país no ranking da transparência sobre a Covid-19.

O trabalho de transparência do Governo RN é coordenado pela Controladoria Geral do Estado com informações da Secretaria da  Saúde e outros órgãos do Governo.