Em viagem à China, Lula coloca Ucrânia na pauta para devolver Brasil a primeiro plano da diplomacia

 

Depois de adiar a viagem à China por um problema de saúde, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva embarcou na manhã desta terça-feira (11) para Pequim com um objetivo principal na bagagem: retomar o protagonismo internacional do Brasil. Para isso, um dos planos do petista é apresentar sua proposta de mediação de paz para a Ucrânia, o que colocaria o país no primeiro plano da cena internacional.

Após quatro anos em que o governo brasileiro abandonou a diplomacia internacional, Lula assumiu a missão de retomar a tradição diplomática do Brasil. Na primeira viagem à China deste mandato, ele apresentará ao presidente Xi Jinping uma proposta de mediação de paz entre a Ucrânia e a Rússia. O encontro entre os dois está marcado para sexta-feira (14).

O presidente brasileiro tenta manter a neutralidade no conflito para se colocar em posição adequada para intermediar negociações. Com esse intuito, Lula se recusou enviar munição para a Ucrânia este ano e propõe a criação de um grupo de países mediadores.



LAJES RN