A Governadora Fátima Bezerra assinou nesta quinta-feira (6), o projeto de revisão da Segunda Etapa da Meta 2 do Programa de Infraestrutura de Transporte e da Mobilidade Urbana –
A Pró-Transporte, na Zona Norte de Natal. A assinatura garante o repasse final dos recursos para a continuidade e conclusão desta etapa. Com isso, o trecho do entroncamento da Avenida Moema Tinoco ao Viaduto da Avenida das Fronteiras será finalizado.
O Pró-Transporte é originário do Ministério das Cidades e tem por objetivo financiar o poder público e a iniciativa privada de infraestrutura de transporte coletivo urbano, com a realização de obras viárias, que contribuem para melhoria do fluxo de veículos e pedestres nas vias públicas dos municípios.
Fátima Bezerra, que luta por esse programa para a Região Metropolitana de Natal desde que era Deputada Federal, celebra a sua continuidade e conclusão. “Estamos muito felizes porque ao mesmo tempo em que estamos empenhados para conclusão desta segunda etapa, que deverá ser concluída em março de 2024, nós também asseguramos com o Ministro das Cidades, Jader Filho, a liberação dos recursos para a realização da terceira e última etapa desta importante obra. Quero destacar o empenho do secretário de Infraestrutura Gustavo Coelho junto com a engenheira Natécia Nunes, diretora do DER para que isso fosse possível”.
Natécia Nunes, diretora-geral do DER, confirma que “ainda em abril estaremos com máquinas na pista, colocando abaixo as casas desapropriadas na avenida Moema Tinoco. E com relação a terceira etapa, o projeto básico já foi concluído e o próximo passo será apresentá-lo ao Ministério das Cidades”.
A continuidade e conclusão da obra do Pró-Transporte na Zona Norte de Natal faz parte do pacote de obras prioritárias apresentado pela governadora Fátima Bezerra ao Governo Federal em janeiro deste ano, quando também o foi realizada reunião complementar com o secretário Nacional de Mobilidade Urbana, Marcos Daniel, para discutir a possibilidade de um aporte de recursos suficientes para a conclusão da obra. Após a audiência, o governo enviou toda a documentação necessária para o Ministério das Cidades e então recebeu a confirmação que será repassado os valores restantes.
O Pró-Transporte é considerado um dos projetos mais importantes para a mobilidade urbana da Região Metropolitana de Natal. Quando estiver concluído, o complexo viário beneficiará mais de 400 mil pessoas entre Natal e municípios da Região Metropolitana. “A obra quando estiver toda concluída vai representar para a Zona Norte o que representa a Avenida Engenheiro Roberto Freire para a Zona Sul de Natal, promovendo desenvolvimento econômico e social da região metropolitana e de todo o estado, além de segurança e conforto para as pessoas com relação à mobilidade”, destacou a governadora Fátima Bezerra.
O Governo do Estado, através do DER-RN e da Secretaria de Infraestrutura do Rio Grande do Norte, retomou os trabalhos na 2ª etapa das obras do Programa Pró-Transporte, na Zona Norte da capital, em junho de 2021.
A atual gestão resolveu todas as pendências com projetos e licenciamentos para retomada das obras que foram iniciadas em 2005, sob a responsabilidade da Prefeitura de Natal e, depois de um longo tempo paralisadas, e transferidas para o Governo do Estado.
FOTO; Carmem Félix